• Publicado em: 18/01/2021 às 00:00   |   Imprimir

Secretária: Simone Luisa Ludwig Zöhler

A Secretaria de Assistência Social atua sobre princípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar. As balizas para ocorrência destes atendimentos devem respeitar a descentralização político-administrativa e a participação da população, tendo a centralidade das ações na família.

A Secretaria de Assistência Social presta atendimento socioassistencial às pessoas e famílias, articula os serviços e potencializa a rede de proteção social básica tendo como porta de entrada os Centros de Referência da Assistência Social VIVA BEM(CRAS);

A Proteção Social Básica tem como porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS. Os principais objetivos dos Centros de Referência em Assistência Social são:

- Desenvolver um conjunto de ações de atenção às famílias, abrangendo o procedimento psicológico e social, com abordagens individuais ou grupais.

- Encaminhar, quando necessário, para o acesso a benefícios e para programas e projetos sociais da rede de proteção básica e especial, e a articulação e desenvolvimento de ações intersetoriais que potencializem a convivência familiar e comunitária e a melhoria das condições de vida das famílias.

Principal serviço desenvolvido no CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família sendo que através dele é executado os seguintes projetos: Projeto Arte e Cultura (atende adolescentes), Projeto Aprender Brincando (atende crianças), Projeto Melhor Idade e Qualidade de Vida (atende idosos), Projeto Viver Feliz (atende mulheres em vulnerabilidade social, Projeto Caminho Suave ( atende pessoas com deficiência e família).

Hoje encontram–se vinculados à Secretaria de Assistência Social: o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social (CONMAS) e Conselho Municipal do Idoso.

A maioria das atividades são desenvolvidas de forma intersetorial com apoio da Secretaria da  Educação e Cultura, Secretaria da Saúde, Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças, Conselho Tutelar e demais entidades do Município.

Colaboradores:

Assistente Social: Liandra Francine Ely Krever