Resgate do passado

• O foco na agroecologia busca o resgate de sementes crioulas

Assunto: Administração  |   Publicado em: 16/02/2017 às 13:36   |   Imprimir

Visando o resgate do cultivo de sementes crioulas, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, de Nova Candelária, conta com a ajuda dos munícipes para alcançar o objetivo.

A realidade mostra que este material genético tenha desaparecido quase totalmente das propriedades rurais. No decorrer do ano de 2016 foram arrecadadas no município diversas variedades de sementes crioulas, como milho, melancia, melão, soja, feijão, pipoca e abóbora. As sementes são separadas em pequenas porções e distribuídas aos participantes de alguns eventos coletivos, bem como, em visitas realizadas nas propriedades.

Tendo em vista a importância que as sementes crioulas representam na garantia da soberania alimentar dos adeptos a agricultura familiar, busca-se incentivar a produção e a troca destas sementes entre os agricultores, para que estas possam ser passadas para as gerações futuras, incentivando assim o sistema de produção com base agroecológica.

Além de sementes crioulas, a Emater/RS-Ascar disponibiliza aos interessados, algumas sementes de plantas recuperadoras de solo, como crotalaria, lab-lab, feijão de porco, leucena, tremoço, feijão de guandu, mucuna cinza e mucuna preta. Essas plantas possuem como principal característica, a capacidade de melhorar a fertilidade do solo, aumentando a produtividade das culturas.

Se você possui alguma espécie de sementes crioulas que mantém em sua propriedade, traga uma amostra até a Emater/RS-Ascar de Nova Candelária, para que possa ser identificada e repassada para demais agricultores, visando a multiplicação das mesmas. Contribuindo, você também poderá receber sementes diferenciadas.

Por: Dalvane Rafael – Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Candelária