Histórias de Gabinete

  • “Relembrar meus anos de Secretário da Educação em Nova Candelária me faz sentir orgulho”, afirma Ilvo Hentges

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 15/05/2017 às 08:55   |   Imprimir

É com satisfação que o Prefeito Carlos Luiz Rohr, de Nova Candelária, recebe em seu Gabinete inúmeras visitas. Munícipes, visitantes, familiares e também, a presença de antigos secretários, fazem com que a Prefeitura Municipal esteja sempre em sintonia com seu passado, com sua história de crescimento e desenvolvimento.

Desta vez, foi o primeiro Secretário da Educação do município de Nova Candelária que deu a honra de sua visita, para relembrar um pouco de como foi trabalhar como Secretário antigamente, comparando as mudanças e constatando o quanto tudo encaminhou-se de forma positiva, durante pouco mais de 20 anos.

Ilvo Hentges reside em Nova Candelária há 20 anos. Casado com a professora aposentada Maria Madalena Marmitt Hentges, também foi professor, trabalhando como Secretário da Educação durante oito anos, quatro deles na administração do Prefeito Orlando Germano Konzen e Vice Carlos Luiz Rohr e os outros quatro anos com o Prefeito Carlos Luiz Rohr e Vice Claudenor Dick.

Questionado sobre as dificuldades de trabalhar em uma Prefeitura onde estava em sua primeira gestão, sem muitos exemplos a serem seguidos, Ilvo comenta: “Conhecer e aprender constantemente resume essa época. Não tínhamos onde nos espelhar e tudo precisava ser buscado e organizado, pois faltava praticamente tudo”.

Foi neste ano que entrou em vigor a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição. “A nova lei entrou em vigor assim que começamos nosso trabalho, o que trouxe mais desafios e aumentou nossa preocupação, pois a adaptação deveria ser rápida e o ano letivo precisava iniciar”, explicou o ex-secretário.

De início, Ilvo afirma que receberam uma sala com apenas quatro paredes, sem nada dentro. Fez-se necessário para o início do trabalho, conhecer a realidade do novo município, as estradas, localidades, escolas, professores, etc. Números exatos eram importantes, como a quantidade de professores que optariam pelo novo município, quantos alunos seriam atendidos por escolas, entre outros aspectos.

Dos pontos de maior destaque, Ilvo enfatiza que a maior preocupação era a organização urgente do ano letivo, pois com o prazo máximo de dois meses, era necessário organizar-se em todos os aspectos, professores, merendeiras, transporte, materiais, etc. “Nova Candelária herdou de Boa Vista do Buricá 12 escolas municipais, sendo sete ativas e uma desativada no início do ano letivo em 1997, mais cinco desativadas. Também do município de Boa Vista do Buricá, herdou três escolas estaduais, que eram atendidas por nós no transporte, merenda, etc. De Crissiumal, duas escolas municipais ativas”, pontuou Ilvo Hentges. O ano letivo iniciou com seis escolas municipais e três estaduais ativas.

Muita correria fazia parte da rotina da época, principalmente pelo fato de que a documentação das escolas encontrava-se ainda nos municípios ‘mãe’, como chamavam, desde os históricos escolares, transferências de alunos e inclusive outros documentos, que continuavam a serem emitidos pelas secretárias de educação de Crissiumal e Boa Vista do Buricá. “Lembro-me de muito trabalho. Como estava sozinho na secretaria, sempre que havia outro compromisso não havia ninguém que permanecesse lá, portanto, verificando a necessidade de uma nova contratação, o Prefeito Orlando Konzen contratou uma estudante, jovem e dedicada, que veio com tudo para dividir as tarefas comigo. A partir de então, juntou-se a mim Dirlei H. Erthal, unindo experiência com o espírito jovem”, relembrou o ex-secretário.

Sorrindo, Ilvo Hentges e o Prefeito Carlos Luiz Rohr relembraram que o município possuía apenas uma Kombi e a disputa entre os setores da Prefeitura para poder utilizá-la era grande. “Mas com o tempo recebemos veículos dos municípios ‘mãe’, o que melhorou nossa frota e permitiu medir e organizar as linhas do transporte escolar”, comentou o Prefeito Carlos Luiz Rohr. Ilvo diz: “Por diversas vezes fiz entrega de merenda e também medi alguns trajetos para organizar o transporte com meu próprio carro, um fusca azul”.

Outro ponto interessante a ser destacado, é que na época a comunicação se limitava a apenas um telefone, ou, um ramal emprestado pelo Prefeito, pois não possuíam telefone celular, que chegou na região somente anos depois. “O primeiro fax chegou em Nova Candelária com a indústria Jaeli Móveis, por volta de 2001, sendo muito utilizado pela Prefeitura. Não tínhamos nem uma máquina de xerox, por isso, eles eram feitos na livraria da Liziane Konzen”, ressaltou Ilvo.

Questionado sobre o uso de tecnologias, ele afirma que utilizavam máquina de escrever, pois o computador era um sonho, além de não possuir ninguém habilitado para utilizar com “a tal tecnologia”.

Em 1999 novos rumos são tomados. A partir do primeiro concurso público, foram contratados vários profissionais. Fizeram parte da equipe: uma psicóloga, uma nutricionista, uma funcionária com conhecimento e prática na área da informática e uma professora para a área pedagógica.

Para encerrar, Ilvo foi questionado sobre a maior lição que carrega de oito anos de secretário. Ele afirma: “Nosso município já completou 20 anos. Foram cinco mandatos de governo e cada um agregando algo. A convivência com novas pessoas é o que com certeza mais me marcou. Foi muito bom trabalhar na Prefeitura, principalmente pelo fato que prevalecia um espírito de querer ajudar o outro e isso nos ensinou a conviver”, destacou Ilvo, afirmando ser muito feliz com as lembranças da época.

Ao final, destaca sua gratidão a todos que trabalharam com ele, professores e funcionários de escolas, colegas da Prefeitura, etc. “De forma muito carinhosa, deixo meu abraço a todos que conviveram comigo nesse período”, encerrou.    

 

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.