Dia do Desafio 2017

• Programação do Dia do Desafio encerra dia 03 de junho, com mateada e passeio ciclístico

Assunto: Administração  |   Publicado em: 25/05/2017 às 14:01   |   Imprimir

Corria o ano de 1983. Fazia muito frio em um dia típico de inverno numa cidadezinha do Canadá. Nenhum dos habitantes tivera a ideia de colocar sequer o nariz para fora de casa. Mas eis que, por ordem do Prefeito, os moradores foram convocados a apagar as luzes de casa e dar uma volta no quarteirão. De acordo as informações do Portal do Sesc de São Paulo, muitos preferiram continuar debaixo das cobertas, mas alguns resolveram, valentemente, atender ao chamado. Embora não tenha sido possível contar o número exato de corajosos, pela quantidade de energia economizada fez-se um balanço de quantos haviam abraçado a ideia. O desafio lançado àquelas pessoas, sem dúvida, era não apenas vencer o frio, mas principalmente mudar de atitude com relação à prática de atividades físicas. Foi assim que surgiu o Dia do Desafio (Challenge Day). Graças à criatividade de cidadãos comuns, entidades e governos locais, foram criadas alternativas para, digamos assim, sacudir as pessoas para alguma movimentação física. No Brasil, e em todo o continente americano, ele é coordenado pelo Sesc São Paulo e consiste em desafiar as cidades participantes a mobilizar o maior número possível de pessoas para que pratiquem algum tipo de atividade física por, no mínimo, 15 minutos.

Sair da rotina do dia-a-dia talvez seja uma das atividades mais difíceis de ser realizadas, pois na maioria das vezes, o tempo é dividido e organizado de forma exata, para que ele seja suficiente para realizar as atividades básicas do cotidiano. As horas passam rápido e o exercício perde vez para o cansaço.

O Dia do Desafio surge justamente para mostrar que o exercício deve fazer parte desta rotina, tornando-se um aliado contra o cansaço, pois um corpo bem nutrido, saudável e exercitado, serve de ferramenta contra o tédio e a falta de disposição.

Neste ano, o Dia do Desafio acontece no dia 31 de maio. Organizado pela Educadora Física Débora Stroeher, por meio da Secretaria da Saúde, ele incentiva os munícipes de Nova Candelária a sair, por pelo menos, 15 minutos de sua rotina.

O Desafio continua!

Com o objetivo de continuar o incentivo a prática de atividade física, a Administração Municipal está promovendo um passeio ciclístico com mateada, no dia 03 de junho, a partir das 15 horas, em frente a Prefeitura.

A saída será em frente a Alibem, com local de chegada na Prefeitura Municipal.

Bicicleta, motoca, patins, patinete ou skate. Todos estão convidados a participar.

Na ocasião, será disponibilizado erva e água quente. Cada munícipe deverá trazer sua cuia, bomba e térmica. Também haverá venda de lanches e o sorteio de duas bicicletas para os participantes do passeio que tiverem sua inscrição devidamente preenchida, até o dia 02 de junho.

Fichas podem ser adquiridas na Unidade Básica de Saúde ou na Prefeitura, junto a recepção.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.