Gestão das Propriedades Rurais em Nova Candelária

  • Organização para a produção é a semente do sucesso das propriedades

    Assunto: Geral  |   Publicado em: 18/05/2017 às 08:13   |   Imprimir

As ações que os produtores adotam em suas propriedades para atingir seus objetivos, fazem parte de um processo que chama-se “gestão de propriedade”. Para melhores resultados, a gestão de propriedade surge com a intenção de planejar, conhecer, executar, controlar, registrar e avaliar os processos de produção para que sejam alcançadas melhorias, tanto em atividades já exercidas, quando em novas produções.

O que define o futuro de uma propriedade é a forma com que os agricultores a gerenciam, portanto, pode-se afirmar que os agricultores possuem grande responsabilidade no planejamento, na gestão e na execução de todas as atividades que envolvem produção rural. Desta forma, cabe a eles a gestão do seu capital e patrimônio, da mão de obra disponível e dos recursos investidos em produção.

Com o objetivo de promover a Gestão e a Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais Familiares do RS, a Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, através da Emater/RS-Ascar, está implementando o programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar, oferecendo atendimento a 20.000 agricultores familiares do Estado, no período de 2016/2019.

No município de Nova Candelária serão acompanhadas 50 famílias no referido período. Estes agricultores familiares recebem visitas mensais ou bimensais da equipe da Emater/RS-Ascar, que orienta nas atividades econômicas, nas questões ambientais e nos aspectos sócias.

A família de Rafael Brentano e de Beatriz Reckziegel participam do programa e os resultados são expressivos. A principal atividade econômica é a produção do leite, que apresentou um crescimento de 47% no último ano agrícola. Além disso, também produzem outros alimentos para o consumo familiar.