DIA 18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

  • Por: Conselho Tutelar do Município de Nova Candelária

    Assunto: Geral  |   Publicado em: 18/05/2017 às 09:43   |   Imprimir

Acreditamos que a melhor e mais eficiente maneira de enfrentar a realidade é a informação. Engajados nesta tarefa, nós, do Conselho Tutelar de Nova Candelária, desejamos que esta publicação seja mais um instrumento para que possamos avançar na luta contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Nossa intenção é tornar mais acessível a identificação e o combate de situações de abuso e exploração sexual.

Na atualidade, a violência sexual contra a criança e o adolescente ocorre, principalmente, de duas maneiras: Abuso Sexual Intrafamiliar e Exploração Sexual Comercial. Em ambos os casos é uma das piores violações dos direitos da criança e do adolescente. Quem pratica é, na maioria das vezes, uma pessoa que faz parte das relações diárias da criança, como familiares, vizinhos, parentes conhecidos, indo desde uma carícia invadida, que vai além do carinho afetivo, até o ato sexual.

Os pais podem ensinar seus filhos sobre o que é certo ou errado, quando se trata de carinho ou afeto. Ressaltar por meio do diálogo sobre o assunto, o deixando bem claro e destacando as diferenças entre um carinho e um gesto com “segundas intenções” maliciosas.

 

Sinais que a criança ou adolescente pode apresentar quando sobre violência sexual:

·         Transtorno de sono, pesadelo e insônia;

·         Isolamento social e depressão;

·         Falta de confiança em adultos;

·         Baixo rendimento escolar;

·         Evitar contatos físicos;

·         Lesão ou dor genital;

·         Conduta Agressiva;

·         Xixi na cama;

·         Tentativa de suicídio;

·         Gestação, entre outros.

As consequências do abuso sexual não podem ser medidas, nem temporalizadas, porque elas podem acompanhar a criança e o adolescente que foi vítima, para o resto da vida. É extremamente importante que o adulto em que a criança confiou para contar, mostre-se ao seu lado incondicionalmente e tome imediatamente as medidas necessárias, mesmo que exista dúvidas. Somente assim, a criança se sentirá aliviada e protegida.

Queremos convocar famílias, escolas, sociedade civil, governo, instituições de atendimento e igrejas, para assumirem o compromisso de enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando com a proteção da criança e do adolescente.

Em caso de dúvidas, suspeitas ou denúncias, entre em contato pelo telefone (55) 99964-8215, ou na Sede do Conselho Tutelar, Rua São Pedro nº27, ao lado do Centro Multiuso.