AGROECOLOGIA EM NOVA CANDELÁRIA

  • Encontro ponderou aspectos como alimentação saudável, estrutura de produção e aumento da comercialização de alimentos

    Assunto: Geral  |   Publicado em: 25/05/2017 às 14:10   |   Imprimir

No dia 19 de maio, foi realizado no município de Nova Candelária o Encontro da Chamada Pública da Agroecologia, que tem como objetivo incentivar a produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agroquímicos.

O encontro aconteceu na comunidade de Linha Fátima, contando com a participação de mais de 30 produtores dos municípios de Nova Candelária, Boa Vista do Buricá, Três de Maio, Horizontina, Independência, Alegria e São José do Inhacorá. Os participantes reuniram-se para avaliar as atividades coletivas e individuais, desenvolvidas durante os dois anos de execução da Chamada Pública, aproveitando a oportunidade para organizar também, o planejamento do terceiro ano de trabalho.

A Chamada Pública da Agroecologia é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, sendo executada pela Emater/RS-Ascar, que garante o acompanhamento contínuo e gratuito das famílias beneficiadas, visando auxiliar na estruturação sócio produtiva das propriedades, promovendo aos agricultores familiares a segurança e a soberania alimentar. Outros aspectos importantes a serem destacados, é o aumento de produção e o apoio na comercialização destes alimentos.

A atividade realizada em Nova Candelária contou com a coordenação do Engenheiro Agrônomo Gilmar Francisco Vione, da Emater/RS-Ascar e com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Na ocasião, relataram sobre o funcionamento do novo Programa da Agricultura de Base Ecológica, que irá beneficiar agricultores e pecuaristas familiares, com o intuito de fortalecer suas produções. A Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento de Nova Candelária também esteve presente, enfatizando seu apoio a essa modalidade de produção.

Uma visita na propriedade do Sr. Fábio Kroth e família também fez parte da programação. No local, realizaram atividades práticas de preparo e uso de insumos agroecológicos, como: Bokashi, Microrganismos Eficientes, Ácido Húmico e Pó de Rocha. Estes insumos, são alternativas de adubação de baixo custo e de grande eficiência para a produção de alimentos orgânicos.

 

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.