Carta de Serviços Saúde

  • Publicado em: 01/08/2019 às 15:09   |   Imprimir

Secretária da Saúde – Nova Candelária

 

Cartão SUS

 

O Cartão Saúde tem como objetivo cadastrar todos os cidadãos ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando organizar a Rede de Atenção à Saúde e, com isso, facilitar o acesso de todos os usuários às ações e serviços que venham a necessitar ao longo das suas vidas. Os cartões antigos (iniciados por 898) estão sendo atualizados, pois se utiliza, atualmente, a Base Federal que inicia com a numeração 700.

 

Principais Etapas do Serviço

 Dirija-se à sua Unidade de Saúde de referência com os documentos necessários, profissional da Saúde realizará a emissão do cartão através do sistema de Cadastro Saúde (CAD-SUS) e informa número do cartão. Também será fornecido o cartão da Família na Unidade de Saude ou pelo Agente Comunitário de Saúde

 

Requisitos / documentos necessários

Adultos:
Documento oficial com foto 

Número de CPF (Cadastro de Pessoa Física)

Certidões (nascimento, casamento, separação ou divórcio), 

Comprovante de residência atual (original) em nome do usuário solicitante. 

Crianças:
Certidão de nascimento da criança,

CPF, 
Comprovante de residência em nome do pai ou da mãe (originais) ou responsáveis. 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Imediato.

Formas de prestação do serviço

Unidades de saúde.

 

 

 

 

Unidade de Saúde – Atenção Primária

 

Serviço que realiza o atendimento e acompanhamento da pessoa ao longo da vida, seja para consultas de rotina, para tratamento de novas doenças ou para problemas relacionados a doenças antigas. 
É o nível de atenção que faz o encaminhamento para outros locais, como realização de exames e consultas com outros especialistas. 

 

Requisitos / Documentos necessários

Cartão SUS.

Documento de identificação.

Cadastro na Unidade para acompanhamento regular.

 

Principais Etapas do Serviço

Identificação na recepção.

Atendimento de enfermagem no momento da chegada, com avaliação de necessidades - orientações, resultado/pedido de exames de rotina, curativo, vacinas, realização do cartão SUS, procedimentos.
Se necessário, encaminhamento para consulta médica no dia ou agendamento.

O Cadastro na Unidade é condição para o acompanhamento, mas não deve limitar o atendimento do cidadão.

 

Principais Etapas do Serviço

Acolhimento.

Identificação do problema.

Encaminhamento conforme avaliação da equipe.

 

Formas de Prestação de Serviço

Acolhimento e identificação da necessidade.

Consultas individuais e coletivas feitas por médicos, enfermeiros e dentistas.

Visita e atendimento domiciliar.

Cuidado em Saúde Bucal.

Vacinação.

Desenvolvimento das ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde.

Pré-natal e puerpério.

Acolhimento da mãe e do bebê após alta na maternidade.

Rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama.

Curativos.

Planejamento familiar.

Teste do pezinho.

Teste rápido de sífilis e HIV.

Teste rápido de gravidez.

Controle do tabagismo.

Prevenção, tratamento e acompanhamento das doenças sexualmente transmissíveis e de doenças infecto-contagiosas como a tuberculose e o HIV.

Acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

Ações de promoção da saúde e proteção social na comunidade.

 

 

 

Assistência Farmacêutica

 

Para conseguir um remédio de forma gratuita:

Todos os remédios são retirados com receita ou cartão de medicamentos de uso continuo, como por exemplo, anticoncepcionais, para tratamento da dor, alergia, pressão alta, diabetes e remédios para o coração, medicamentos de controle de receita são entregues na Unidades Básicas de Saúde. 

Requisitos / Documentos necessários

Cartão SUS.

Receita original carimbada e dentro do prazo de validade.

Cartão de Medicamentos de uso continuo

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Entrega imediata se o medicamento estiver disponível, ou fornecimento de auxilio conforme lei municipal nº 947/15.

 

Formas de Prestação de Serviço

Dispensação de medicamentos e de materiais. 

Orientação feita por farmacêutico.

 

 

 

Saúde Mental

 

Acompanhamento de pessoas com problemas de saúde mental como esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo, transtorno bipolar, autismo e uso de drogas, com atendimento feito por equipe multiprofissional.

 

Requisitos / Documentos necessários

Encaminhamento feito pela Unidade de Saúde através de consulta marcada ou acolhimento sem agendamento.

 

Principais Etapas do Serviço

Avaliação inicial de cada pessoa e definição do tipo de tratamento indicado. Acompanhamento em consulta individual, atendimento em grupo, oficinas terapêuticas e atividades de reinserção social.

Encaminhamento para Permanência em leito de observação e indicação de internação hospitalar, quando necessário. Encaminhamento para atenção primária em saúde.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Imediato para tratamento inicial na atenção Básica.

Consulta especializada em média 20 dias.

E internação em médio 30 dias.

 

Formas de Prestação de Serviço

Acolhimento e atendimento inicial.

Atendimento em psicoterapia individual.

Atendimento em psicoterapia em grupo.

Atendimento médico com psiquiatra.

Encaminhamento para assistente social.

Atendimento com psicólogo.

Atendimento com médico clínico.

Atividades de reinserção social.

Oficinas de reabilitação.

 

 

Vacinação

 

 

Vacinação de crianças e de adultos de acordo com o calendário padrão – recomendadas para todas as pessoas de acordo com a idade – ou para condições específicas – como para viajantes para áreas de risco de doença ou após mordedura animal / acidentes. 

Requisitos / Documentos necessários

Documento de identificação.

Carteira de vacinação ou Caderneta de Saúde da Criança.

Cartão SUS.

 

Principais Etapas do Serviço

Sala de vacinas da Unidade de Saúde.

Critérios: idade, doenças prévias, alergias, local de residência.

Realização da vacina ou agendamento.

Registro da vacina aplicada no SIPNI e na Carteira de Vacinação ou Caderneta de Saúde da Criança.

Orientação dos efeitos adversos possíveis e das próximas vacinas a serem feitas.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Entre a chegada do paciente na Unidade e a aplicação da vacina pode haver espera dependendo da quantidade de pessoas aguardando para vacinação. 

Fora períodos de campanha ou de aumento da procura, o atendimento é imediato e o serviço prestado em cerca de 10 minutos. 

 

Formas de Prestação de Serviço

Vacinas para crianças.

Vacinas para adolescentes.

Vacinas para adultos.

Vacinas para idosos.

Vacinas para gestantes.

Vacinas para população indígena.

Vacinas para profissionais da saúde.

Vacinas que devem ser feitas por todas as pessoas estão disponíveis no Posto de Saúde.

Vacinas para situações específicas - como a vacina da Febre Amarela - são aplicadas em horários e dias específicos, amplamente divulgados.

 

 

Atendimento Odontológico

 

 

 

Atendimento odontológica.

Em situações de emergência odontológica atendimento imediato:

 

Requisitos / Documentos necessários

Documento de Identificação do paciente.

Cartão SUS.

 

Principais Etapas do Serviço

Acolhimento.

Avaliação da Gravidade.

Atendimento.

Atendimento, Internação, encaminhamento ou alta.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atendimento imediato para casos graves. 

 

Formas de Prestação de Serviço

Demanda espontânea.

Agendamento.

 

 

 

Rede de Atendimento de Urgência e Emergência

 

 

Atendimento Hospitalar de Urgência e Emergência. 

Hospital de Caridade de Boa Vista do Burica.

Hospital São Vicente de Paula – Três de Maio.

UPA – Santa Rosa.

Requisitos / Documentos necessários

Documento de Identificação do paciente.

Cartão SUS.

Podendo ser apresentado em tempo.

 

Principais Etapas do Serviço

Acolhimento.

Classificação de Risco.

Atendimento.

Internação, encaminhamento ou alta.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atendimento imediato para casos graves e com risco de vida. 

O período de espera pode variar, consulte em tempo real a situação das emergências em cada serviço.

 

Formas de Prestação de Serviço

Demanda espontânea.

 

 

LOCAL DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS ACIMA

 

Unidade de Saúde, localizada na Rua Santo Antônio, 203.

Horário de funcionamento da Unidade de Saúde: 7:30 ás 17:00 de segunda a sexta-feira.

Fones (55) 3616 – 6336 e (55) 9952 – 2900

Email: saude@pmnovacandelaria.com.br

 

 

 

 

LOCAL, FORMA E PROCEDIMENTOS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇOS ACIMA.

 

Ouvidoria-Geral do Município, Rua São Pedro, n.º 27, Centro Administrativo

Fone (55) 3616-6333.

Por meio de formulário eletrônico, disponível no sítio eletrônico do Município(www.novacandelaria.rs.gov.br opção e-Ouv)

Por correspondência convencional ou presencialmente.