Carta de Serviços CRAS

  • Publicado em: 09/08/2019 às 10:50   |   Imprimir

Secretária da Assistência Social – Nova Candelária

 

 

 

- Nome do Serviço: Proteção e Atendimento Integral a Família- PAIF


- Local para solicitação do serviço: CRAS, Rua Santo Antônio, nº 225, bairro Centro.

 

- Horário de atendimento: Presencialmente de segunda-feira à sexta-feira, das 07h30 às 12h, no turno da manhã, e das 13h15 às 17h15, no turno da tarde.

 

- Prioridade de atendimento: Crianças e Adolescentes, Idosos, Pessoas com deficiência, pessoas que recebem benefícios do governo federal e também pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade (econômica, social, afetiva, raça, etnia, gênero).

 

- Descrição do Serviço: Trabalho social com famílias de caráter continuado com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da sua qualidade de vida.


      - Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: Para acessar o serviço não é necessária documentação, conforme demanda apresentada pelo usuário pedimos a inserção no cadastro único e devidos documentos.


      - Principais etapas para processamento do serviço:
Acolhida junto a recepção, orientação e encaminhamentos;

Acompanhamento familiar;

Visita domiciliar / estudo social;

Promoção ao acesso de documentação pessoal;

Cadastramento Socioeconômico/ CADUNICO;

Notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social;

Busca Ativa;

Elaboração de Relatórios, Estudo Social e Prontuários;

Atividades Comunitárias e campanhas socioeducativas;

Mobilização de fortalecimento de rede de atendimento;

Conhecimento do território;


            - Previsão do prazo máximo para prestação do serviço:

Serviço Continuo ofertado em todos os dias de semana nos horários de funcionamento dos Centros de Referencia de Assistência Social


            - Forma de prestação do serviço:

Todo usuário tem direito ao uso do serviço da assistência social porem a agilidade do atendimento e acompanhamento depende da demanda do usuário. Tendo como prioridade no atendimento os sujeitos citados acima e com violação de direitos.


      - Local ou forma para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
      Secretaria (55) 9-9655-3629 / 3616-6331
      Diretamente com a profissional responsável pela recepção junto ao CRAS.

 

- Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação.
      Presencialmente na Secretaria de Assistência Social, ou através do telefone (55) 3616-6331

 

 

 

- Nome do Serviço: Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Crianças, Adolescentes, Idosos, Pessoas com Deficiência, mulheres.

 

            - Local para solicitação do serviço: CRAS Rua Santo Antônio, nº 225, bairro Centro.

 

            - Horário de atendimento: Presencialmente de segunda-feira à sexta-feira, das 07h30 às 12h, no turno da manhã, e das 13h15 às 17h15, no turno da tarde.

 

            - Prioridade de atendimento: Crianças e Adolescentes, Idosos, Pessoas com deficiência, pessoas que recebem benefícios do governo federal e também pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade (econômica, social, afetiva, raça, etnia, gênero).

 

            - Descrição do Serviço: Tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir dos interesses demandas e potencialidades do publico alvo.

 

            - Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: Para acessar o serviço  é necessária documentação e inclusão no cadastro único.


      - Principais etapas para processamento do serviço:

  • Acolhida junto ao CRAS, orientação e encaminhamentos.
  • Grupo de Convívio e fortalecimento de vínculos,
  • Informação, Comunicação e Defesa de Direitos
  • Fortalecimento da função protetiva da família, mobilização e fortalecimento de rede de apoio.
  • Elaboração de Relatórios, prontuários e estudos sociais

 


            - Previsão do prazo máximo para prestação do serviço:

Atividades em dias uteis em turnos diários de ate 4 horas;

Atividades no território de vulnerabilidade/ ocorre quinzenalmente com duração de 2 horas.


            - Forma de prestação do serviço:

            Todo usuário tem direito ao uso do serviço de fortalecimento de vínculos  porem tem prioridade nos grupos de convívio usuários citados acima.


            - Local ou forma para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
            Secretaria (55) 9-9655-3629 / 3616-6331
            Diretamente com a profissional responsável pela recepção junto ao CRAS.

 

            - Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação.
            Presencialmente na Secretaria de Assistência Social, ou através do telefone (55) 3616-6331
 

 

- Nome do Serviço: Cadastro Unico


            - Local para solicitação do serviço: CRAS, Rua Santo Antônio, nº 225, bairro Centro.

 

            - Horário de atendimento: Presencialmente de segunda-feira à sexta-feira, das 07h30 às 12h, no turno da manhã, e das 13h15 às 17h15, no turno da tarde.

 

            - Prioridade de atendimento: Família com ate 3 salários mínimos, ou participantes das Atividades do CRAS

 

            - Descrição do Serviço: Identificação da Família por meio da coleta de informações


            - Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

  • CPF
  • Identidade
  • Titulo de eleitor
  • Renda
  • Endereço da família


            - Principais etapas para processamento do serviço:

  • Visita domiciliar
  • Acolhida junto à recepção, orientação e encaminhamentos.
  • Alimentação no sistema (CADUNICO) com os dados da família


            - Previsão do prazo máximo para prestação do serviço: Disponível por tempo indeterminado.


            - Forma de prestação do serviço: Atendendo os usuários dos grupos, Programa Bolsa Família, Tarifa Social de energia elétrica ( de acordo com o consumo), isenção de taxas de concursos( desde que esteja no edital), ID Jovem, dentre outros programas sociais.

           
            - Local ou forma para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
            Secretaria (55) 9-9655-3629 / 3616-6331
            Diretamente com a profissional responsável pela recepção junto ao CRAS.

 

            - Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação.
            Presencialmente na Secretaria de Assistência Social, ou através do telefone (55) 3616-6331

 

 

Nome do Serviço: Benefícios Eventuais


            - Local para solicitação do serviço: Secretaria de Assistência Social, Rua Santo Antônio, nº 225, bairro Centro.

 

            - Horário de atendimento: Presencialmente de segunda-feira à sexta-feira, das 07h30 às 12h, no turno da manhã, e das 13h15 às 17h15, no turno da tarde.

 

            - Prioridade de atendimento: Usuários e famílias em situação de vulnerabilidade

 

            - Descrição do Serviço: Concessão de beneficio eventual de acordo com Lei nº 1071/17 da Assistência Social.


            - Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: Para acessar o serviço não e necessária documentação, posteriormente serão providenciados documentos e inclusão no cadastro único.


            - Principais etapas para processamento do serviço:

  • Acolhida junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, orientação e encaminhamentos.
  • Informação, Comunicação e Defesa de Direitos.
  • Visita domiciliar
  • Elaboração de parecer social.


            - Previsão do prazo máximo para prestação do serviço: Previsão do prazo para entrega do beneficio é de 30 dias o máximo.


            - Forma de prestação do serviço: Os serviços são prestados conforme Lei  nº 1071/17

           
            - Local ou forma para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
            Secretaria (55) 9-9655-3629 / 3616-6331
           

 

            - Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação.
            Presencialmente na Secretaria de Assistência Social, ou através do telefone (55) 3616-6331

 

LOCAL, FORMA E PROCEDIMENTOS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇOS ACIMA.

 

Ouvidoria-Geral do Município, Rua São Pedro, n.º 27, Centro Administrativo

Fone (55) 3616-6333.

Por meio de formulário eletrônico, disponível no sítio eletrônico do Município(www.novacandelaria.rs.gov.br opção e-Ouv)

Por correspondência convencional ou presencialmente.