Carta de Serviços CRAS
Carta de Serviços CRAS
- Publicado em: 09/08/2019 às 10:50 | Imprimir
Secretária da Assistência Social – Nova Candelária
- Nome do Serviço: Proteção e Atendimento Integral a Família- PAIF
- Local para solicitação do serviço: CRAS, Rua Santo Antônio, nº 225, bairro Centro.
- Horário de atendimento: Presencialmente de segunda-feira à sexta-feira, das 07h30 às 12h, no turno da manhã, e das 13h15 às 17h15, no turno da tarde.
- Prioridade de atendimento: Crianças e Adolescentes, Idosos, Pessoas com deficiência, pessoas que recebem benefícios do governo federal e também pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade (econômica, social, afetiva, raça, etnia, gênero).
- Descrição do Serviço: Trabalho social com famílias de caráter continuado com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da sua qualidade de vida.
- Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: Para acessar o serviço não é necessária documentação, conforme demanda apresentada pelo usuário pedimos a inserção no cadastro único e devidos documentos.
- Principais etapas para processamento do serviço:
Acolhida junto a recepção, orientação e encaminhamentos;
Acompanhamento familiar;
Visita domiciliar / estudo social;
Promoção ao acesso de documentação pessoal;
Cadastramento Socioeconômico/ CADUNICO;
Notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social;
Busca Ativa;
Elaboração de Relatórios, Estudo Social e Prontuários;
Atividades Comunitárias e campanhas socioeducativas;
Mobilização de fortalecimento de rede de atendimento;
Conhecimento do território;
- Previsão do prazo máximo para prestação do serviço:
Serviço Continuo ofertado em todos os dias de semana nos horários de funcionamento dos Centros de Referencia de Assistência Social
- Forma de prestação do serviço:
Todo usuário tem direito ao uso do serviço da assistência social porem a agilidade do atendimento e acompanhamento depende da demanda do usuário. Tendo como prioridade no atendimento os sujeitos citados acima e com violação de direitos.
- Local ou forma para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
Secretaria (55) 9-9655-3629 / 3616-6331
Diretamente com a profissional responsável pela recepção junto ao CRAS.
- Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação.
Presencialmente na Secretaria de Assistência Social, ou através do telefone (55) 3616-6331
- Nome do Serviço: Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Crianças, Adolescentes, Idosos, Pessoas com Deficiência, mulheres.
- Local para solicitação do serviço: CRAS Rua Santo Antônio, nº 225, bairro Centro.
- Horário de atendimento: Presencialmente de segunda-feira à sexta-feira, das 07h30 às 12h, no turno da manhã, e das 13h15 às 17h15, no turno da tarde.
- Prioridade de atendimento: Crianças e Adolescentes, Idosos, Pessoas com deficiência, pessoas que recebem benefícios do governo federal e também pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade (econômica, social, afetiva, raça, etnia, gênero).
- Descrição do Serviço: Tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir dos interesses demandas e potencialidades do publico alvo.
- Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: Para acessar o serviço é necessária documentação e inclusão no cadastro único.
- Principais etapas para processamento do serviço:
- Acolhida junto ao CRAS, orientação e encaminhamentos.
- Grupo de Convívio e fortalecimento de vínculos,
- Informação, Comunicação e Defesa de Direitos
- Fortalecimento da função protetiva da família, mobilização e fortalecimento de rede de apoio.
- Elaboração de Relatórios, prontuários e estudos sociais
- Previsão do prazo máximo para prestação do serviço:
Atividades em dias uteis em turnos diários de ate 4 horas;
Atividades no território de vulnerabilidade/ ocorre quinzenalmente com duração de 2 horas.
- Forma de prestação do serviço:
Todo usuário tem direito ao uso do serviço de fortalecimento de vínculos porem tem prioridade nos grupos de convívio usuários citados acima.
- Local ou forma para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
Secretaria (55) 9-9655-3629 / 3616-6331
Diretamente com a profissional responsável pela recepção junto ao CRAS.
- Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação.
Presencialmente na Secretaria de Assistência Social, ou através do telefone (55) 3616-6331
- Nome do Serviço: Cadastro Unico
- Local para solicitação do serviço: CRAS, Rua Santo Antônio, nº 225, bairro Centro.
- Horário de atendimento: Presencialmente de segunda-feira à sexta-feira, das 07h30 às 12h, no turno da manhã, e das 13h15 às 17h15, no turno da tarde.
- Prioridade de atendimento: Família com ate 3 salários mínimos, ou participantes das Atividades do CRAS
- Descrição do Serviço: Identificação da Família por meio da coleta de informações
- Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:
- CPF
- Identidade
- Titulo de eleitor
- Renda
- Endereço da família
- Principais etapas para processamento do serviço:
- Visita domiciliar
- Acolhida junto à recepção, orientação e encaminhamentos.
- Alimentação no sistema (CADUNICO) com os dados da família
- Previsão do prazo máximo para prestação do serviço: Disponível por tempo indeterminado.
- Forma de prestação do serviço: Atendendo os usuários dos grupos, Programa Bolsa Família, Tarifa Social de energia elétrica ( de acordo com o consumo), isenção de taxas de concursos( desde que esteja no edital), ID Jovem, dentre outros programas sociais.
- Local ou forma para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
Secretaria (55) 9-9655-3629 / 3616-6331
Diretamente com a profissional responsável pela recepção junto ao CRAS.
- Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação.
Presencialmente na Secretaria de Assistência Social, ou através do telefone (55) 3616-6331
Nome do Serviço: Benefícios Eventuais
- Local para solicitação do serviço: Secretaria de Assistência Social, Rua Santo Antônio, nº 225, bairro Centro.
- Horário de atendimento: Presencialmente de segunda-feira à sexta-feira, das 07h30 às 12h, no turno da manhã, e das 13h15 às 17h15, no turno da tarde.
- Prioridade de atendimento: Usuários e famílias em situação de vulnerabilidade
- Descrição do Serviço: Concessão de beneficio eventual de acordo com Lei nº 1071/17 da Assistência Social.
- Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço: Para acessar o serviço não e necessária documentação, posteriormente serão providenciados documentos e inclusão no cadastro único.
- Principais etapas para processamento do serviço:
- Acolhida junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, orientação e encaminhamentos.
- Informação, Comunicação e Defesa de Direitos.
- Visita domiciliar
- Elaboração de parecer social.
- Previsão do prazo máximo para prestação do serviço: Previsão do prazo para entrega do beneficio é de 30 dias o máximo.
- Forma de prestação do serviço: Os serviços são prestados conforme Lei nº 1071/17
- Local ou forma para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
Secretaria (55) 9-9655-3629 / 3616-6331
- Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação.
Presencialmente na Secretaria de Assistência Social, ou através do telefone (55) 3616-6331
LOCAL, FORMA E PROCEDIMENTOS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇOS ACIMA.
Ouvidoria-Geral do Município, Rua São Pedro, n.º 27, Centro Administrativo
Fone (55) 3616-6333.
Por meio de formulário eletrônico, disponível no sítio eletrônico do Município(www.novacandelaria.rs.gov.br opção e-Ouv)
Por correspondência convencional ou presencialmente.