Educação e Assistência Social foram os temas da Reunião de Prioridades

• Segunda reunião de prioridades de Nova Candelária aconteceu na terça-feira, 18 de abril

Assunto: Administração  |   Publicado em: 19/04/2017 às 14:01   |   Imprimir

Na última terça-feira, 18 de abril, aconteceu a segunda reunião da retomada do Projeto “Administrando com a Comunidade”, que visa explanar para todos os trabalhos que estão sendo realizados pelas secretarias e atual equipe de gestão, bem como ouvir dos cidadãos de Nova Candelária quais são suas ideias, necessidades e questionamentos. Objetiva-se criar uma relação mais próxima entre administração e população, para que as prioridades sejam elencadas e possam ser analisadas, visando a melhoria no quadro de vida de todos. É com foco na transparência administrativa, que a atual gestão retomou o projeto que foi criado durante o primeiro mandato do Prefeito Carlos Luiz Rohr.

A temática da segunda reunião foi a partir dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Educação e Cultura e a Assistência Social. Na ocasião, a Assistente Social Liandra Ely Krever, explanou sobre as atividades realizadas, afirmando que a assistência social é uma política pública, direito do cidadão que dela necessitar e um dever do Estado.

A Secretária do CRAS Magali Hentges, também aproveitou a oportunidade para apresentar ao público presente sobre todos os atendimentos prestados pela secretaria, como a realização do cadastro único, inserção em programas como o Bolsa Família, atendimentos individuais e familiares, Serviço de Proteção ao Atendimento Familiar (PAIF), bem como os projetos aplicados no município, como o Aprender Brincando, Melhor Idade – Promovendo Qualidade de Vida e o Projeto Arte, Cultura e Atividade Física.

Em conversa com a comunidade, foram levantadas novas possibilidades de projetos e trabalhos, como cursos profissionalizantes, atendimentos diferenciados aos grupos da melhor idade, o projeto Cidade Amiga do Idoso e uma parceria entre Emater/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e CRAS, para ampliar o atendimento às comunidades.

Em seguida a representante da Secretaria da Educação e Cultura, Dirlei Erthal, destacou a todos os presentes alguns pontos em que a Secretaria já vem atuando, enfatizado os objetivos já alcançados e as metas almejadas para o futuro. Desta forma, abordou as ações já concluídas nos primeiros meses do ano, como Ampliação do Atendimento Educacional Especializado, atendimento fonoaudiológico, ampliação de coordenações pedagógicas na Escola Mundo Encantado, entre outros.  Em sua fala, também destacou sobre as melhorias no transporte escolar, visando a não exposição de pais e crianças ao clima frio e chuvoso do inverno, para que consigam colocar seus filhos no ônibus. Desta forma, novos roteiros serão adaptados para que famílias que residem distante do local onde passa o transporte escolar sejam beneficiadas. Melhorias na merenda escolar, cursos profissionalizantes, reformas e construções na estrutura das escolas e muitas outras metas foram abordadas.

Outro assunto muito relevante e questionado pela comunidade foi o início das atividades letivas na escola nova do município, denominada Dirce Margarete Groez. Dirlei enfatizou que todo o material necessário para viabilização da instituição de ensino está sendo providenciado, porém, destacou que não existe a possibilidade de iniciar o atendimento no local, antes de adequá-lo 100% às necessidades dos alunos, para que tenham uma educação de qualidade. Desta forma, ainda é necessário a aquisição de materiais, mobiliário, constituição de laboratórios e formação de equipe de profissionais, para assim possibilitar a aprovação do processo que já está protocolado na 17ª CRE (Coordenadoria Regional da Educação), inclusive com pedido de atendimento de crianças de 4 e 5 anos, isto é, pré-escola, para assim dar condições de também ampliar o atendimento na Escola de Educação Infantil Mundo Encantado, etapa de 0 a 3 anos.

Para encerrar, representantes de comunidades, associações e entidades que se fizeram presentes na reunião, puderam identificar quais as suas principais ideias, necessidades e objetivos da comunidade. Todas as reivindicações e aspectos levantados foram registrados pelos representantes da Administração Municipal, para que sejam estudadas e viabilizadas. Na última reunião do Projeto, depois de todas as secretarias apresentarem seus objetivos, as prioridades elencadas serão discutidas e a comunidade saberá se é possível ou não, a realização das mesmas, pois tudo deve ocorrer dentro dos trâmites legais.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária