VINTE ANOS DE DEDICAÇÃO

• Casal Edio e Asta Mai completam 20 anos de Fritz e Frida da Schweinfest de Nova Candelária

Assunto: Administração  |   Publicado em: 02/08/2017 às 13:50   |   Imprimir

O ano de 1935 marca o início de uma bela história, que em seu enredo permeia o amor, a simpatia, a fé e a imensa felicidade por carregarem consigo uma bagagem de histórias tão bonitas. Foi neste ano, que Edio Mai, popular Fritz da Schweinfest, ainda muito pequeno, mudou-se para Nova Candelária, que na época pertencia ao município de Palmeira das Missões. Seu pai foi um dos fundadores da cidade, que ao chegar, depois de 11 dias viajando com quatro carroças, deparou-se com um local onde havia somente mato e passagem para cavalos. Foi no dia 1º de junho de 1935, que decidiu ser ali, o lugar onde instalaria sua casa e viveria em família, criando seus filhos.

Não demorou muito para novos moradores adquirirem terras e mudarem-se para o município. Em 1938, Asta Mai, conhecida por ser a Frida da Schweinfest, deu seu ar da graça, chegando com sua família para residir no local. Asta e família vieram do 11º distrito de Palmeira das Missões, conhecido como comunidade de Santa Teresinha, hoje, município de Ivagaci.

Conheceram-se, se casaram e hoje, possuem inúmeras histórias para contar, sobre Nova Candelária e também, sobre ser Fritz e Frida da Schweinfest, maior festa da suinocultura do Estado.

A SCHWEINFEST

O convite para serem Fritz e Frida aconteceu na primeira edição da Schweinfest, feito pelo primeiro Prefeito do município, Orlando Germano Konzen. “Com muita alegria nós aceitamos o convite, e depois disso, já viajamos por tudo para divulgar a festa, Porto Alegre, Santa Rosa e muitos outros lugares”, comenta Asta Mai, ou, Frida, como todos a conhecem.

Edio destaca que relembrar o tempo em que a festa estava começando é muito bom, pois lembram da divulgação do evento, do carro da BierWagen, de muito chopp e muita alegria. “Nós já trabalhamos muito para esse evento e iremos continuar, até que nossa saúde nos permita, pois gostamos muito de ser o Fritz e Frida da Schweinfest”, disse Edio.

Neste ano, na 21ª edição da Schweinfest, Fritz e Frida estarão novamente presentes, animando e oferecendo ao evento a grandiosidade de suas histórias.

A Administração Municipal parabeniza o casal e agradece pelo empenho e belo trabalho em prol de Nova Candelária e da Schweinfest.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.