Saneamento Básico – Um alicerce para a saúde e a qualidade de vida

• Por: Administração Municipal de Nova Candelária

Assunto: Administração  |   Publicado em: 13/01/2020 às 18:38   |   Imprimir

Uma boa saúde depende de um conjunto de fatores que interferem diretamente na qualidade de vida de todas as pessoas. A partir desta premissa, as gestões administrativas de nova candelária, ao longo da história, não mediram esforços para oferecer aos munícipes boas condições neste sentido.

Já na primeira gestão, a população foi atendida com água potável em todas as residências.

Na gestão 2009/2012 foi instituída a coleta de resíduos sólidos (lixo), separando os resíduos secos (recicláveis) dos orgânicos e eliminando o “lixão”.

Um sonho acalantava a todos, qual seja, dispor do tratamento de esgoto doméstico, tendo em vista que o esgoto pluvial vinha sendo implantado gradativamente nas ruas que vinham sendo asfaltadas.

Desta forma, todos os gestores, também nestas ruas pavimentadas já implantavam a rede coletora do esgoto doméstico, concomitantemente, e durante a gestão 2009/2012, mais precisamente no ano de 2011, o Município adquiriu uma área de terras com o objetivo de nela instalar uma E.T.E (Estação de Tratamento de Esgoto) para atender a bacia sul da cidade, onde se encontram a maioria das residências.

Os gestores seguintes (2013/2016) adquiriram uma E.T.E compacta no valor de R$ 25.600,00. Diante do crescimento da cidade, percebeu-se a necessidade de ampliar a capacidade e a qualidade do tratamento, devolvendo a natureza uma água com um grau elevado de potabilidade, atendendo os padrões exigidos e indicados pela Organização Mundial de Saúde. Assim, a atual gestão, neste ano de 2019, depois de amplos estudos e depoimentos técnicos da área, providenciou a aquisição de diversos equipamentos a mais, investindo a quantia de R$ 328.212,81.

Isto posto, pretendemos brevemente dispor deste serviço para a nossa população, pois neste momento   estamos trabalhando na instalação dos equipamentos da E.T.E. e na rede coletora principal para logo em seguida providenciar nas redes coletoras domiciliares.