Produtores de Nova Candelária visitam a Granja Ortiz, em Pirapó

• Aumentar a produção de forma adequada é o objetivo do Programa PISA

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 31/10/2017 às 08:35   |   Imprimir

Os estudos do Programa PISA (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários) iniciaram em 2011, com o objetivo de fomentar a difusão de tecnologias para produção sustentável de propriedades rurais. As ações propostas pela metodologia PISA possibilitam mudanças positivas nas propriedades aplicadas, que de acordo com as avaliações, os fatores determinantes para o aumento produtivo começa pela organização do uso das áreas e a adoção do plantio e manejo adequado de pastagens. Auxiliam também para o bom andamento da propriedade os cuidados na conservação do solo, dos recursos naturais e a otimização do uso de nutrientes no solo, nas plantas e nos animais.

Visando aumentar ainda mais o conhecimento dos produtores de Nova Candelária, adeptos ao Programa Pisa, que hoje conta com 22 propriedades no programa em andamento, os produtores foram até a Granja Ortiz, no município de Pirapó, para conhecerem a propriedade que iniciou há 9 anos e reserva um histórico positivo de crescimento.

A Granja Ortiz tem como atividade principal a produção de leite, cujo manejo do rebanho respeita as práticas do bem-estar animal e as pastagens também recebem manejo adequado, respeitando a entrada e saída dos animais no pasto. Esse conjunto de ações faz com que a produtividade cresça, aliando-se a baixos custos e garantindo à propriedade um resultado positivo. O Sr. Selvino Ortiz, com sua esposa, filhos, nora e genro vivem no local, trabalham juntos na propriedade e garantem que a união da família e o trabalho em conjunto colaboram para o sucesso da granja.

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.