Curso sobre Inseminação Artificial trouxe vantagens para produtores de Nova Candelária

  • Formação teve como objetivo capacitar e auxiliar os produtores nas dificuldades da área de reprodução animal

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 17/10/2019 às 12:53   |   Imprimir

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Nova Candelária oferece tradicionalmente oportunidades de conhecimento e empreendedorismo no setor agropecuário. Em uma de suas atividades junto do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e do Sindicato Rural de Santo Augusto, organizou um curso de capacitação sobre reprodução bovina e inseminação artificial.

A formação teve como objetivo capacitar e auxiliar os produtores nas dificuldades da área de reprodução animal, com conteúdos que abordam desde as vantagens da inseminação artificial até todo o sistema reprodutor bovino, anatomia e fisiologia, com foco no cio, duração e intervalos, cios anômalos, sincronização, horários de inseminação, sêmen, entre outros.

Meses após a realização do curso, o Secretário da Agricultura Mário Schneiders realizou um acompanhamento dos produtores que participaram, para verificar os avanços e o resultado da formação.

Na propriedade de Ademir e Salete Thomas, o curso foi realizado pelo Ademir Pedro em março deste ano. Desde lá, de acordo com Ademir, com todo o planejamento, a praticidade e eficiência da aplicação dos aprendizados que o curso proporcionou, a reprodução animal melhorou de forma significativa. “Existem alguns cuidados que são básicos, mas que não tínhamos conhecimento, como a importância dos cuidados com a temperatura na hora da inseminação, o acompanhamento e o controle rigoroso do cio e da prenhez, liberação de hormônio e os cuidados pós-parto”, destacou Ademir.

Esses resultados e relatos impulsionam a Administração Municipal e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, para buscar mais oportunidades como esta, que visam o crescimento dos produtores em suas áreas e a melhoria das propriedades.

Além deste curso a Secretaria da Agricultura também oferece a reposição de nitrogênio com um preço diferenciado, uma vez ao mês, com horário agendado. Para isso, o produtor deverá trazer o seu botijão até a Secretaria.

 

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.