CRAS Viva Bem realiza atividades com idosos no interior e na cidade

• Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária

Assunto: CRAS  |   Publicado em: 06/05/2016 às 09:53   |   Imprimir

Como forma de melhorar a qualidade de vida da população idosos do município de Nova Candelária, a Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve um trabalho multiprofissional com o público da melhor idade buscando parcerias com outras secretarias e principalmente da Administração Municipal.

As ações realizadas pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social são baseadas no respeito e carinho e proporcionam um envelhecimento com dignidade. A equipe do CRAS dispõe de profissionais para desenvolver atividades que favoreçam a terceira idade e que proporcionem um bem estar nessa importante fase da vida, com iniciativas que promovam o envelhecimento ativo, positivo e saudável.

Nesse contexto, no dia 15 de abril deste ano foi iniciada a segunda edição do curso de inclusão digital, que dá aos idosos a oportunidade de participar de um curso de informática e proporciona à eles o contato com o mundo digital. Semanalmente vinte e nove idosos frequentam o curso que está dividido em três turmas. As aulas acontecem na Biblioteca Pública Municipal Elaine Ingrid Führ Dick, com o apoio da Primeira Dama Merci Dick, que trabalha no local e auxilia o público durante o curso.

Por meio de diversos projetos desenvolvidos no município, em parceria com outras secretarias, os idosos participam de atividades esportivas, recreativas, culturais, viagens, festas, entre outros.

Atualmente o Centro de Referência de Assistência Social, atua junto a 6 grupos, contemplando aproximadamente 80 idosos. “Nossas atividades visam melhorar a socialização, a interação entre os idosos e diminuir o sedentarismo, melhorando a saúde e consequentemente a qualidade de vida destas pessoas”, comentou a Secretária de Assistência Social, Leila Johner.

Foram iniciados ainda no ano de 2015 os encontros bimensais com a terceira idade no interior do município. As atividades são ministradas por um educador social com experiência na área de musicalização juntamente com a assistente social Liandra Ely Krever e a Secretária Leila Johner.  Os grupos que antes não eram abrangidos pelas atividades do CRAS, agora se veem “completos”, nas palavras dos participantes, por receberem o atendimento do CRAS na sua comunidade. Dentro destes encontros são desenvolvidas atividades como formação de coral, com expressão corporal, dinâmicas e momentos de reflexão.

Para o mês de junho está sendo estudada a possibilidade de realizar um encontro municipal de corais, integrando o Coral Melhor Idade da sede (também desenvolvido pelo CRAS) com os corais do interior.

Desta forma, o CRAS pode ser visto como uma ferramenta de estímulo à participação do idoso na comunidade e sua importância no meio, seja como alguém que construiu a história local ou como cidadão ativo que compartilha experiências e ajuda a tornar nossos dias melhores.

Fotos: Maira Dill/Assessoria de Imprensa.