Projetos de socialização para a terceira idade são destaques no município

• Na semana passada foi realizado o 1º Encontro Municipal de Corais e nesta semana formou-se a segunda turma do curso de inclusão digital.

Assunto: CRAS  |   Publicado em: 29/06/2016 às 17:18   |   Imprimir

A Administração Municipal de Nova Candelária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social tem realizado nos últimos dias dois grandes eventos abrangendo um público específico do município: a terceira idade.

Na quinta-feira, 23, aconteceu o 1º Encontro Municipal de Corais, formados a partir do Projeto Melhor Idade, na Câmara de Vereadores. Seis corais de diferentes comunidades e também da cidade participaram do encontro: Coral Melhor Idade, da sede; Coral da comunidade de São Miguel; Coral da comunidade de Santo Antônio; Coral da comunidade de Linha Araçá; Coral da comunidade de Bom Jardim e Coral da comunidade de Santa Lúcia.

Visando abordar atividades de recreação, de canto, expressão corporal, exercitar a motricidade, aguçar os sentidos e resgatar valores pessoais do público da terceira idade, o CRAS Viva Bem executa desde o ano de 2012 o Projeto Melhor Idade, que contempla o público com a atividade de canto coral.

Cada grupo apresentou três canções, todas elas regidas pelo Professor Jomar de Almeida que juntamente com uma equipe multiprofissional do CRAS, colocam o projeto em prática. Ao final das apresentações, todos os grupos cantaram juntos uma canção, como forma de finalizar o evento.

O Prefeito Carlos Alberto Dick destacou a importância do trabalho da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CRAS Viva Bem e salientou que o encontro tem como objetivo permitir o intercâmbio entre os grupos e promover a inclusão deste público nas ações da Administração, como forma de reconhecimento pela participação na construção do município.

Formada a segunda uma turma do curso de inclusão digital

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a SETREM realizou na terça-feira (28), pela parte da manhã, um evento especial para a entrega dos certificados de conclusão do curso de inclusão digital para a melhor idade.

Foram 24 formandos que participaram da segunda edição do curso ministrado pela aluna do curso técnico de informática da SETREM, Kassia Willers e por um voluntário, o jovem Daniel Winkelmann. As aulas aconteceram no laboratório de informática da Biblioteca Pública Municipal Elaine Ingrid Führ Dick.

A Sociedade Educacional Três de Maio desenvolve o projeto de inclusão digital que compreende 20 horas de aulas ministradas pelos alunos do Curso Técnico em Informática da instituição. Por este motivo, foi realizada a formatura dos alunos que já concluíram a carga horária necessária para a formação. Porém, de forma voluntária os monitores continuarão ministrando suas aulas para os idosos, como forma de capacitar ainda mais os mesmos.

Participaram da cerimônia o Prefeito Carlos Alberto Dick e Primeira Dama Merci Dick, o Vice-Prefeito Jorge Ladir Steffler, a Secretária de Assistência Social, Leila Johner e o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Cloves Kuhn.

A inserção do curso de inclusão digital em Nova Candelária foi ideia da Administração Municipal, que, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, há tempos vinha buscando contatos para a oferta do curso gratuito no município.

Essa é uma das ações que visam melhorar a qualidade de vida daterceira idade, promovendo novos conhecimentos e momentos de integração à este público.

Fotos: Maira Dill/Assessoria de Imprensa.