Grupos do CRAS Viva Bem visitam a propriedade de José Plínio e Leane Reckziegel

• Atividade visa a interação social e o desenvolvimento

Assunto: CRAS  |   Publicado em: 05/11/2019 às 08:15   |   Imprimir

O trabalho social no CRAS se utiliza de diversas ações para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias. Uma dessas ações é a cultura, que em termos amplos, refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dentro da mesma. Por meio da cultura que os seres humanos vivenciam o processo de socialização, uma vez que as identidades sociais são construídas por meio de representações culturais.

As ações culturais, nesse sentido, têm uma grande importância para reafirmar e valorizar identidades das famílias, propiciando o acesso a experiências culturais capazes de gerar novas vivências e conhecimentos, de ressignificar a realidade e estimular novos conceitos.

Com foco na valorização da cultura gaúcha, os grupos Caminho Suave e Viver Feliz do CRAS Viva Bem foram até a propriedade do casal José Plínio e Leane  Reckziegel, em Sanga Bela, interior de Nova Candelária, onde realizaram um encontro temático. O Grupo Caminho Suave, formado por pessoas com deficiência, realizou passeio de diligência (charrete), danças tradicionalistas, brincadeira de peteca e mateada. Já o grupo de mulheres Viver Feliz foi com objetivo de conhecer a propriedade, que possui jardim todo planejado, com várias flores e folhagens, reutilizando madeiras e troncos da propriedade para floreiras, além de um espaço integrado a casa feito de madeira e móveis rústicos produzidos pelo próprio proprietário, sempre remetendo a cultura gaúcha.

A visita serviu de inspiração para as mulheres pensarem novas alternativas para sua própria realidade, levando em consideração que é possível cuidar da propriedade sem tanto investimento financeiro, mas reutilizando o que já tem disponível, usando sua própria mão-de-obra e criatividade.

De uma forma carinhosa, toda a equipe profissional e usuários do CRAS Viva Bem agradece a família de seu Plínio por abrir as portas da propriedade, uma vez que prontamente aceitou a ideia de receber os grupos e os acolheu com muita receptividade e um bom chimarrão.

Por: CRAS Viva Bem/Nova Candelária