Semana Farroupilha da EMEI Mundo Encantado

• Durante a segunda quinzena de setembro as atividades da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado contemplaram o tema

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 23/09/2015 às 14:37   |   Imprimir

EMEI Mundo Encantado/Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária

A Semana Farroupilha é uma data muito significativa para Gaúcho e ao comemorá-la na escola estamos propiciando a oportunidade de formar valores que muitas vezes ficam esquecidos e vão perdendo seu significado.

Estimular a compreensão sobre a importância e a significação das comemorações da Semana Farroupilha incentiva o gosto e o amor pelas coisas da nossa terra, ressaltando a tradição gaúcha e os nossos costumes, cultivando as raízes do lugar onde vivemos.

Contemplar o interesse e a curiosidade infantil pela cultura gaúcha, contribui para que as crianças aprendam valorizar suas raízes como parte da construção  de sua identidade, aproximando-as  de sua história.

Todo ensino de qualidade precisa contemplar, desde a Educação Infantil, elementos da cultura do seu povo. A música, a dança, a culinária, contos, lendas, os costumes e as brincadeiras mexem com o imaginário das crianças, pois possuem uma riqueza de elementos que oportunizam a construção de conhecimentos de forma lúdica, prazerosa e contextualizada.

Durante a segunda quinzena de setembro as atividades da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado contemplaram o tema, desenvolvendo diversas atividades como a organização do cantinho gaúcho na escola, hora cívica na Praça Municipal, passeio de charrete puxada à cavalo e momentos culturais como apresentações do grupo de danças do Piquete Marca da Ferradura e integração das crianças com mateada.

Fotos: EMEI Mundo Encantado.