- 26/05/2025
Mais um trabalho de conclusão de curso de universidades da região foi elaborado em conjunto com a Administração Municipal de Nova Candelária. Depois dos acadêmicos Ângela Backes, Aline Backes, Eduardo Leidens e Roberto Dill elaborarem projetos sobre ações e estratégias de implantação da Agenda 21 em Nova Candelária, desta vez, a área contemplada foi o setor do Transporte Escolar.
A aluna do curso de Ciências Contábeis, Tamara Andretta, 23 anos, moradora do município de Três de Maio, produziu o trabalho intitulado “custos no setor de transporte escolar na administração municipal”, orientado pelo Prof. Me. Augusto Rieger Lucchese e produzido na Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), de Santa Rosa.
A ideia do trabalho surgiu pela necessidade de cada prefeitura ter um sistema informatizado que controle os seus custos de transporte. Para iniciar a pesquisa e o desenvolvimento do sistema era necessário ter uma base de dados que pudesse ser utilizada. A Administração Municipal de Nova Candelária já havia demonstrado interesse em obter um Sistema de Custos informatizado para o transporte escolar, a fim de manter armazenado em um sistema os dados deste processo e saber o custo real do transporte escolar, tanto próprio quanto terceirizado.
A acadêmica relata: “decidi solicitar a autorização para utilizar os dados para o desenvolvimento do TCC e com isso auxiliar no desenvolvimento do Sistema de Custos, sendo a Prefeitura de Nova Candelária, a primeira prefeitura a ter um Sistema Informatizado de Custos que é exigido por lei”.
O trabalho foi produzido no primeiro semestre deste ano, para apresentação e aprovação no curso de Bacharel em Ciências Contábeis. Apresentado à banca examinadora, no dia 29 de junho de 2015, Tamara teve seu TCC aprovado com nota 9,2.
Mas o esforço para a elaboração deste trabalho não parou por aí. Tamara inscreveu sua produção no VII Simposio Iberoamericano de Cooperación para el Desarrollo y la Integración Regional, que ocorreu nos dias 02 e 03 de outubro de 2015, na Universidade Gaston Dachary (UGD) em Posadas, Argentina. Aprovado pela comissão do evento, o projeto foi apresentado no simpósio organizado pela Universidade Nacional UGD e Misiones (UNAM), em colaboração com as outras 17 universidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, México e Espanha.
Tamara ainda acrescenta: “Foi uma ótima experiência, eu só tenho a agradecer, primeiramente ao Sr. Prefeito por ter me dado a oportunidade de utilizar os dados da prefeitura, e agradecer a todos, que sempre me receberam muito bem e não mediram esforços para me passar todas as informações que foram necessárias”.
Hoje a Prefeitura de Nova Candelária já tem o Sistema Informatizado de Custos instalado em seus computadores. O programa gera relatórios e possibilita a busca de várias informações úteis ao setor. Conforme a necessidade da Administração Municipal, a base é aprimorada por meio de atualizações e implementação de novos recursos no sistema.
A Administração Municipal de Nova Candelária realiza diariamente o transporte de 303 alunos do ensino infantil, fundamental e médio, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite. Seis linhas de transporte escolar se dividem pelo município e o transporte é fornecido de forma gratuita aos estudantes.
Por meio do sistema são apurados todos os custos do setor de transporte escolar da Administração Municipal. Os cálculos e aprofundados estudos realizados pela acadêmica, comprovam que o transporte escolar próprio reduz custos para o município, assim como, mostram também que possíveis desperdícios podem ser evitados no orçamento com o uso do sistema, já que o mesmo controla o custo real que a administração de Nova Candelária possui com o transporte.
O Prefeito Carlos Alberto Dick relata que com a comprovação desta economia sobram mais recursos para serem investidos na área da educação: “Hoje possuímos quatro veículos próprios que realizam o transporte escolar e não dão conta da demanda de alunos, sendo necessária a contratação, por meio de licitação, de serviços terceirizados. Trabalhamos para que, futuramente possamos desenvolver este trabalho apenas com transporte escolar próprio”.