Teatro e brincadeiras incentivam alunos de Nova Candelária à alimentação saudável

• Secretarias da Saúde e da Educação de Nova Candelária desenvolvem os projetos Crescer Saudável e Saúde na Escola

Assunto: Educação  |   Publicado em: 15/07/2019 às 13:30   |   Imprimir

Na quarta-feira, 10 de julho, as Secretarias da Saúde e da Educação iniciaram a aplicação da primeira etapa dos projetos “Crescer Saudável” e “Saúde na Escola”. Na Escola Dirce Margarete Grösz, iniciaram a abordagem dos assuntos com um teatro, interpretado pelas nutricionistas Tanise Dalla Rosa e Leisi Deimling, com o auxílio da Agente de Endemias Angela Erthal Fusinger.

O teatro tinha como principais personagens uma família formada pela mãe e um casal de filhos. O menino Joãozinho, muito arteiro, oferecia toda sua comida ao cachorro e se alimentava somente de chocolates, chiclés, salgadinhos e refrigerantes. Já a menina Mariazinha tinha como costume um prato colorido, repleto de verduras, legumes e alimentos ricos em vitaminas. Em uma simples brincadeira, Joãozinho sentiu-se cansado, com muita dor na barriga, falta de ar e de disposição para brincar. Em consulta a uma nutricionista, perceberam a falta de nutrientes no corpo do menino, que passou a se alimentar de forma regrada e diversificada, mudando seus hábitos e melhorando sua saúde.

Em seguida, os alunos foram instigados a procurar pelo pátio da escola diversos alimentos saudáveis escondidos. Cada aluno deveria encontrar um, trazer até as nutricionistas e professoras para identificá-los em um cartaz. Após, separaram os alunos em grupos de acordo o alimento encontrado, para discutir sobre eles e suas propriedades benéficas à saúde.

Atentando para os cuidados com a obesidade infantil, as ações abrangem os cuidados relativos à alimentação e a nutrição, voltadas para a promoção da saúde, ao diagnóstico e ao tratamento da obesidade. Ainda, objetiva incentivar a prática de atividades físicas, as mudanças de comportamentos e as atividades de lazer.

O calendário das ações que serão desenvolvidas inicialmente divide-se em três dias, seguindo no dia 17 de julho, quando atenderão na EMEI Mundo Encantado e encerrando no dia 27 de julho, na Escola Papa Pio XII. Dentre as atividades que serão desenvolvidas, estão inser

Mais fotos você confere na página da Prefeitura, no Facebook.