Início das aulas na Rede Municipal de Ensino

• Retorno às atividades ocorre quarta-feira, dia 17 de fevereiro.

Assunto: Educação  |   Publicado em: 20/02/2021 às 19:58   |   Imprimir

As aulas presenciais foram retomadas nesta quarta-feira (17) nas escolas da rede municipal de Nova Candelária. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), voltaram às salas de aula os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A SMEC ressalta a importância desse retorno parcial para o processo de aprendizagem e reforça que o respeito às orientações e normas será essencial para a manutenção das aulas presenciais de forma segura.

Durante a primeira quinzena de fevereiro, a equipe gestora das Escolas Municipais Dirce Margarete Grösz e Papa Pio XII entrou em contato com os pais e orientou sobre o retorno escalonado. Cada turma foi dividida em dois grupos, a fim de reduzir em 50% a ocupação das salas. Os grupos participam das aulas presenciais de forma intercalada, ou seja, na semana em que uma parte da turma tiver aula presencial, a outra realiza atividades à distância.

A formação dos grupos e organização do calendário levou em consideração o roteiro do transporte escolar e as famílias que possuem dois ou mais alunos matriculados. Com isso, buscou-se organizar melhor o transporte e permitir que alunos de uma mesma família se desloquem às escolas nos mesmos dias. A divisão dos grupos permanecerá sem alteração, desde que não haja novas mudanças nos protocolos de saúde vigentes.

É obrigatório o uso de máscara por todos os alunos com mais de seis anos de idade durante o período em que estiverem na escola. Além disso, o distanciamento de 1,5 metro deve ser respeitado – a distribuição das classes observou esse distanciamento. Alunos menores de seis anos não precisam usar máscara, porém, o distanciamento entre eles deverá ser de dois metros.

O turno de aula presencial foi reduzido de quatro para três horas diárias. Pela manhã, o horário será das 8h às 11h; e à tarde, das 13h30 às 16h30. Uma hora, por turno, fica reservada para atividades remotas. A redução de horário se deve à necessidade da correta higienização dos ambientes e transporte escolar.

A utilização de espaços abertos nas escolas fica restrita a um grupo de alunos por vez. Em um primeiro momento, não haverá atividades que envolvam contato físico. Cada criança apenas fará uso de materiais e brinquedos próprios ou individuais. Brinquedos ou equipamentos não poderão ser usados no mesmo dia por mais de uma criança, sem que haja a devida higienização. Atividades em ambientes abertos, como parquinhos e quadras, serão restritas, tendo em vista que não poderá haver troca de material entre os alunos.

A ocupação dos ônibus também foi reduzida em 50%. Durante o trajeto, os alunos terão que respeitar o distanciamento entre os bancos. Alunos de uma mesma família, porém, poderão sentar mais próximos.

Os horários e roteiros do transporte foram divulgados pelas escolas nos grupos de WhatsApp, diretamente com as famílias. Durante o trajeto é obrigatório o uso da máscara, higienização das mãos com álcool em gel, aferição da temperatura ao entrar no veículo e entrega de declaração para uso do transporte escolar.

Em caso de qualquer sintoma gripal, o aluno não deve frequentar a escola. A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Candelária orienta à população que, em caso de sintomas gripais ou qualquer outro sugestivo de Covid-19, ligue para a Unidade Básica de Saúde a fim de agendar o atendimento e evitar aglomerações. Telefones para contato: 3616-6336, 99917-5197, 99952-2900 ou 99904-5375.