OUTUBRO ROSA ENCERRA COM GRANDE EVENTO, EM NOVA CANDELÁRIA

• Caminhada em prol da campanha contra o câncer de mama reuniu mais de 500 mulheres

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/11/2017 às 16:20   |   Imprimir

O primeiro dia do mês de novembro teve sua noite marcada por mais um evento de sucesso, organizado pela Secretaria Municipal da Saúde de Nova Candelária. O encerramento da Campanha Outubro Rosa, que acontece anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, reuniu mais de 500 mulheres para discutir e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O evento iniciou em frente ao Posto de Saúde, onde todas as participantes foram presenteadas com uma camiseta rosa da campanha. Em seguida, saíram em caminhada até os Pavilhões da Schweinfest, onde foram recebidas pelo Prefeito de Nova Candelária Carlos Luiz Rohr e o Vice-Prefeito, Renato Antônio Muller, bem como, a equipe da Unidade Básica de Saúde do município, que distribuiu água às presentes.

Ao iniciar o evento, relembrou-se que no município de Nova Candelária os exames preventivos são realizados todas as terças e quintas-feiras, tendo atendimento diferenciado no mês de outubro. Tal atitude, demonstra o empenho na batalha contra o câncer.

Ao fazer uso da palavra, o Prefeito de Nova Candelária, Carlos Luiz Rohr, destacou que a saúde deve ser prioridade para todas as pessoas, lembrando que tudo que é realizado para a saúde, é investimento. Enfatizou também a importância do mês de outubro para a mulher e do mês de novembro para os homens, pois representam toda força, o auxílio e o amparo para as pessoas que são diagnosticadas com qualquer tipo de câncer.

A Secretária da Saúde, Simone Wille, ressaltou seu agradecimento a todos os colaboradores deste evento, em especial, a Cooperativa Sicredi, pelo patrocínio, a Secretaria de Educação e Cultura por disponibilizar o show com o Grupo Sol Maior e principalmente, a toda equipe do Posto de Saúde que trabalhou incessantemente para a realização do evento.

Em seguida, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) deu início a palestra sobre o câncer. O IMAMA nasceu de um grupo de mulheres que, diagnosticadas com câncer de mama, participavam de um grupo psicoterapêutico. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.

Neste sentido, o IMAMA busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama. Para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.

As representantes do IMAMA, além de diversas informações a respeito do câncer de mama, desde a detecção até o tratamento, deram muita atenção ao repasse de conhecimento sobre o auto-exame, como ele deve ser realizado e quais sinais o corpo da mulher oferece, que podem ser motivos para a procura médica. Também destacaram a importância do diagnóstico precoce, bem como a necessidade dos homens também se cuidarem, pois o câncer de mama atinge ambos os sexos.

Em seguida, o Show com o Grupo Sol Maior trouxe a alegria e a animação para o evento. As mulheres e todos os presentes puderam presenciar muito talento, ao som de músicas de épocas, atuais e de todos os estilos. Dançaram, cantaram, aprenderam e se divertiram, mas o mais importante, o mês de outubro serviu para a atualização dos exames preventivos e a ampliação do conhecimento a respeito do câncer de mama.

Mulher, sua saúde sempre será prioridade!

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.