CONHEÇA AS ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE FISCAL AMBIENTAL E SANITÁRIO

  • Município de Nova Candelária efetivou servidora por meio do concurso público

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 11/07/2018 às 14:00   |   Imprimir

A Prefeitura de Nova Candelária realizou em abril deste ano as provas do Concurso Público de número 001/2018, visando o preenchimento de 11 vagas e formar cadastro reserva em cargos de nível fundamental, médio e superior.

Na vaga de Fiscal Ambiental e Sanitário, assumiu no dia 09 de julho Luciana Gregory Ritter, candidata classificada em segundo lugar no concurso, assumindo a primeira posição após a desistência do primeiro colocado.

Luciana é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Santa Maria. No município de Nova Candelária, desempenhará a fiscalização em duas áreas: ambiental e sanitária.

Tratando-se da fiscalização ambiental, é dever do órgão fiscalizador garantir o cumprimento da legislação vigente, protegendo o meio ambiente e fiscalizando os prestadores de serviços, os agentes econômicos, o poder público e a população em geral. Também, revisar e lavrar autos de infração e aplicar multas em decorrência da violação à legislação ambiental. Inspecionar, apurar irregularidades e instruir sobre o estudo ambiental também fazem parte de suas atribuições.

Para a fiscalização sanitária, é dever do órgão fiscalizador inspecionar estabelecimentos onde sejam manuseados ou fabricados alimentos, verificando as condições sanitárias de seus interiores, a limpeza dos equipamentos, a refrigeração dos alimentos perecíveis e condições gerais dos locais, averiguando desde o asseio e saúde dos funcionários até as condições dos sanitários.

O cargo ainda exige a inspeção em estabelecimentos de ensino e suas instalações, bem como, fazer averiguações rotineiras em açougues e matadouros para zelar sempre, em todos os âmbitos da comunidade, pela obediência à legislação sanitária. O responsável pela fiscalização tem o poder de reprimir matanças clandestinas e adotar as medidas necessárias quando verificadas condições sanitárias insatisfatórias. Ainda, deve participar do desenvolvimento de programas sanitários e realizar atividades educativas de saneamento aos interessados da comunidade.

Luciana ainda destaca a importância do trabalho voltado ao monitoramento da qualidade da água dos poços artesianos comunitários. “Deve-se sempre analisar a dosagem do cloro na água e coletar regularmente amostras para análise, zelando sempre pela qualidade da água no município de Nova Candelária”, enfatiza.

Luciana trabalhará de segundas às quintas-feiras, nos turnos da manhã na Unidade Básica de Saúde (UBS) e a tarde na Secretaria da Agricultura. Nas sextas-feiras, durante a manhã estará junto à Secretaria da Agricultura e a tarde na UBS, com exceção dos dias de campo, onde irá realizar as tarefas de fiscalização ambiental e sanitária.

 

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.

Últimas Notícias sobre Administração