EMATER/RS-ASCAR DE NOVA CANDELÁRIA ORGANIZOU VIAGEM PARA AMETISTA DO SUL

• Passeio trouxe além de diversão, muito conhecimento

Assunto: Administração  |   Publicado em: 28/11/2018 às 14:11   |   Imprimir

Organizada pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Nova Candelária, no dia 20 de novembro, um grupo de 46 pessoas, na maioria agricultores e aposentados do município, estiveram na cidade de Ametista do Sul, para participarem de um dia de lazer, cultura e conhecimentos.

Na oportunidade, o grupo visitou diversos pontos turísticos da cidade, entre eles, a pirâmide esotérica e a Igreja Matriz São Gabriel que tem grande destaque pela sua beleza. A igreja é a única no mundo revestida com 40 toneladas de pedras preciosas e com uma pia batismal de um único geodo, pesando 500 kg.

Em seguida o grupo visitou o Ametista Parque Museu, onde realizaram um passeio dentro de uma mina desativada e conheceram uma coleção com mais de 1500 exemplares de diferentes minerais, encontrados no município e alguns vindos de outros estados e países. Após, passaram por um garimpo desativado onde é feito o envelhecimento de vinhos com degustação e venda, de vinhos e sucos. No local existem seis lojas com variedade de jóias, semi-jóias e artesanatos para venda. A visita tem ponto de encerramento num Mirante, de onde é possível apreciar uma vista dos garimpos.

O grupo visitou ainda o Belvedere Mina, uma mina ativa onde um garimpeiro e um guia explicam como é o trabalho dos garimpeiros, demonstrando todo o processo para encontrar um geodo, extração e explosão das rochas. Em seguida o grupo almoçou no restaurante subterrâneo, único no mundo. Na parte da tarde o grupo visitou o Shopping das Pedras, espaço no qual dispõe de diversas lojas de artigos e artesanatos feitos de pedras.

Os visitantes ainda puderam realizar um passeio de trenzinho pela cidade e por parte do interior, enquanto a guia relatou a história local, desde a origem do município até os dias de hoje.

Para finalizar, o grupo realizou um passeio na Vinícola Ametista, onde foram recepcionados por uma funcionária que realizou a explicação dos processos de produção dos vinhos. Após, fizeram um passeio pela mina desativada onde a bebida é envelhecida, local onde antigamente eram extraídos os minerais e foram deixados vários geodos, que se destacam pelo seu brilho, concluindo o passeio na loja com degustação de vinhos e sucos de uva.

O passeio foi de muita diversão e aprendizados no município que é conhecido como a capital mundial da pedra ametista e tem a extração mineral como atividade de destaque local.

Fonte: Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar / Assessoria de Comunicação.