Histórias de Gabinete

• Primeiro secretário de obras conta um pouco de sua experiência no início de Nova Candelária

Assunto: Geral  |   Publicado em: 20/02/2017 às 11:43   |   Imprimir

Inúmeras visitas, recados e reuniões, viram rotina no dia-a-dia do Prefeito de Nova Candelária, Carlos Luiz Rohr. São pedidos de agricultores, dúvidas dos munícipes e até mesmo o fato de passar no gabinete para deixar o seu recado de parabéns pela gestão e desejar sucesso, que fazem a Prefeitura Municipal de Nova Candelária estar sempre, de segunda a sexta, repleta de pessoas.

Foi em uma dessas visitas que o Prefeito Carlos Luiz teve a honra de receber para uma conversa informal, acompanhada do tradicional chimarrão, o primeiro secretário de obras do município, José Antônio Klöckner, popularmente conhecido como Toni. Hoje, aos 72 anos de idade, José relembra os tempos de secretário e conta com orgulho, um pouco de sua história com Nova Candelária.

O primeiro secretário assumiu o comando das obras em 1997, junto da primeira administração, gestão formada pelo primeiro Prefeito Orlando Germano Konzen e Vice e atualmente Prefeito, Carlos Luiz Rohr. A primeira eleição do município aconteceu em 1996, logo após a lei de emancipação, promulgada em 28 de dezembro de 1995. Antes, Nova Candelária pertencia a cidade de Boa Vista do Buricá e a comunidade de Santa Lúcia, a Crissiumal.

Questionado sobre as maiores e mais perceptíveis mudanças em comparação ao tempo em que foi secretário, durante 15 anos (1997 – 2012), José relembra a dificuldade da época. “Tínhamos pouco recursos. Éramos iniciantes. Eu, na minha atribuição de secretário, acabava utilizando minhas próprias ferramentas, meu trator, minha motosserra e inclusive o meu veículo. Assim, juntos, íamos construindo o município”, afirmou José. O Prefeito Carlos Luiz Rohr ainda complementa: “A evolução rápida de Nova Candelária também surpreende. Na época, fazíamos as reuniões e falávamos sobre as expectativas, mas não esperávamos que cresceria tanto, em tão pouco tempo. Isso é muito positivo”, destacou o Prefeito.

Foi nessa época de trabalho de José, ao lado de Orlando e Carlos Luiz, que 99% da população nova-candelariense foi abastecida com água potável. “O 1% restante não foi por não termos condições, mas sim, porque as próprias pessoas optaram por continuar a utilizar somente a água de poço”, disse José.

Ainda sobre sua história com o município, José Antônio formou a Comissão de Emancipação, participou da criação de fábricas, do aumento da suinocultura e da bacia leiteira. Sua família também colaborou para que essa bela história fosse construída. Sua irmã, Maria Edi Klöckner Stürmer, foi servidora pública transferida de Boa Vista do Buricá, para atuar na unidade sanitária. Foi vereadora da gestão de 1997 até 2004, vindo a falecer de câncer no dia 02 de junho de 2010. Em sua homenagem, o Centro Multiuso da Câmara Municipal de Vereadores foi inaugurado com o nome “Maria Edi Klökner Stürmer”.

José Antônio Klökner também tem em sua família um irmão, Francisco Kloeckner, que foi vereador no mandato 2005/2008. Francisco é casado com Olívia Dionísia Thomas Kloeckner, também vereadora no período 2001/2004.

Na certeza de existirem diversas belas histórias em Nova Candelária, esta foi apenas a primeira, de muitas outras “Histórias de Gabinete”, que apresentaremos durante o ano.

Por: Dalvane Rafael - Jornalista - Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Candelária.