SUS – CONHEÇA UM POUCO SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

  • Secretaria de Saúde de Nova Candelária orienta munícipes sobre o trabalho realizado pelo SUS

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 19/07/2017 às 13:50   |   Imprimir

Quando o assunto é Saúde, é necessário desmistificar um pensamento muito antigo a respeito dela, que afirma ter saúde, aquela pessoa que não possui nenhuma doença. Com esse pensamento antigo, a reivindicação na melhoria da saúde ocorreu em 1986, com o “Movimento Sanitarista”, mas foi em 1988 que foi surgiram as ações do SUS (Sistema Único de Saúde), visando a manutenção da saúde pública.

Os principais princípios que conferem a legitimidade ao SUS é: a universalidade que está ligada a garantia do direto a saúde para todos; integralidade que parte do conceito de que a saúde deve ser tratada como um todo, mental e física; e equidade que significa tratar as diferenças em busca da igualdade.

O Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos do mundo, que abrange desde o atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos. Sabe-se que seu funcionamento não depende somente de boa vontade, pois todo sistema é composto de burocracias, que são importantes ferramentas para o conhecimento da população.

Em Nova Candelária, a Unidade Básica de Saúde oferece uma série de serviços à população, desde o atendimento básico de curativos, vacinas, exames de pressão, glicose, entre outros, até o encaminhamento de consultas e exames especializados.

Em contato com a Secretária de Saúde do Município de Nova Candelária, Simone Wille, ela afirma que é importante destacar que a porta de entrada para o atendimento pelo SUS é a Unidade Básica de Saúde do município. Portanto, é importante destacar que não é válido um paciente solicitar auxílios com exames ou consultas particulares. “ Na maioria das vezes que alguém busca os serviços de saúde, o problema pode ser resolvido na atenção básica. Vacinação, pré-natal, diagnósticos clínicos, acompanhamento de doenças crônicas, saúde mental, tratamento de doenças como diarreia e amidalite, atendimento de pequenas urgências, cuidados à saúde da mulher, da criança, do adulto e do idoso, entrega gratuita de medicamentos, entre tantos outros são procedimentos realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS), ou posto de saúde, cujo papel é atender a comunidade”, afirma Simone.

Desta forma, destaca-se que a porta de entrada do SUS é a UBS, onde os problemas que não podem ser completamente resolvidos são encaminhados para consultas com especialistas, realização de exames ou atendimento em hospitais, Centros de Atenção Psicossocial, entre outros.

A “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. A carta pode ser acessada pelo link: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/entenda-o-sus. Para adquirir o cartão do SUS, basta apresentar RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento em hospitais ou postos de saúde.

 

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária.